Você pode estar com burnout?
- Letícia Ribeiro S Feitosa
- 5 de out. de 2024
- 2 min de leitura
O burnout é um estado de exaustão física e tensão emocional, causado por condições de trabalho desgastantes, que pode afetar pessoas em qualquer área de trabalho, desde profissionais da saúde até executivos de empresas.
Isso pode acontecer por diversos fatores, como altas demandas no trabalho, falta de controle sobre o ambiente de trabalho, conflitos interpessoais e falta de suporte emocional. Quando não tratado, o burnout pode levar a consequências graves, afetando a saúde física e mental.
Alguns dos sintomas mais comuns*:

Ausências no trabalho;
Agressividade;
Isolamento;
Mudanças bruscas de humor;
Irritabilidade;
Dificuldade de concentração;
Lapsos de memória;
Ansiedade;
Depressão;
Pessimismo;
Baixa autoestima.
O tratamento envolve uma abordagem multidisciplinar, que pode incluir:
terapia, pode ajudar a melhorar a autoestima e a autoconfiança do paciente. Ao explorar as causas profundas do burnout, o paciente pode aprender a entender e aceitar suas próprias limitações e a encontrar maneiras de suportá-las ou superá-las.
medicação, especialmente para casos em que os sintomas são graves e afetam a qualidade de vida do paciente. Antidepressivos e ansiolíticos são comumente prescritos para ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade e depressão associados ao burnout.
mudanças no estilo de vida, que pode incluir fazer pausas regulares durante o trabalho, praticar exercícios físicos, dormir bem, comer de forma saudável e buscar apoio emocional de amigos, familiares e profissionais de saúde mental.
Ao reconhecer os sintomas do burnout e buscar ajuda o mais cedo possível, é possível evitar consequências graves e retomar o caminho para uma vida saudável e com um nível de produção que faça sentido para cada indivíduo.
*Sintomas retirados do site drauziovarella.uol.com.br
Letícia Ribeiro S Feitosa, psicóloga clínica e psicanalista. (CRP 06/129755)



Comentários