top of page
Buscar

O tratamento psicanalítico da ansiedade

  • Foto do escritor: Letícia Ribeiro S Feitosa
    Letícia Ribeiro S Feitosa
  • 5 de out. de 2024
  • 2 min de leitura
ree

A ansiedade é uma emoção natural que todos nós experimentamos em algum momento da vida. É a sensação de preocupação, medo ou apreensão em relação a algo que pode acontecer no futuro. Embora a ansiedade seja normal em situações estressantes, pode se tornar um problema quando se torna intensa demais, duradoura ou interfere nas atividades diárias.

Existem muitos tipos diferentes de transtornos de ansiedade, incluindo transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo e transtorno de estresse pós-traumático. Cada um desses transtornos tem sintomas específicos e pode ser tratado de maneiras diferentes.

A ansiedade pode ser causada por diversos fatores, como predisposição genética, estresse, traumas emocionais ou eventos importantes da vida. Algumas pessoas têm mais predisposição a desenvolvê-la do que outras e, muitas vezes, os transtornos de ansiedade aparecem na infância ou adolescência. É importante estar atento nos comportamentos dos jovens para se diferenciar o que é esperado da idade e o que pode começar a ser prejudicial para seu desenvolvimento emocional.

Os sintomas físicos da ansiedade podem incluir coração acelerado, sudorese, tremores, tensão muscular, problemas gastrointestinais e dificuldade para respirar. Já os sintomas psicológicos podem incluir pensamentos negativos, medo de perder o controle, sensação de pânico, preocupação excessiva e dificuldade para se concentrar.

Este é um tema relevante para a psicanálise, uma abordagem terapêutica que se concentra na compreensão do inconsciente e na resolução de conflitos psicológicos que afetam o comportamento humano. Nela o paciente é encorajado a falar livremente sobre seus pensamentos e sentimentos, sem julgamentos ou interrupções.

O tratamento da ansiedade através da psicanálise envolve a construção de uma relação terapêutica de confiança entre o paciente e o analista, com a ideia de compreender as causas profundas da ansiedade para que o paciente possa encontrar alívio e construir uma vida mais saudável e feliz.




Letícia Ribeiro S Feitosa, psicóloga clínica e psicanalista. (CRP 06/129755)

 
 
 

Comentários


bottom of page