top of page
Buscar

Sintomas físicos podem ter causas emocionais?

  • Foto do escritor: Letícia Ribeiro S Feitosa
    Letícia Ribeiro S Feitosa
  • 5 de out. de 2024
  • 1 min de leitura
ree

Questões como gastrite, suor intenso, dores de cabeça, urticárias e taquicardia são alguns dos sintomas comuns que podem ter relação com as nossas emoções. Essas questões podem ser tratadas na terapia, mas independentemente da raiz do problema é importante um acompanhamento multidisciplinar, contando com a avaliação de outros profissionais da saúde para descartar causas orgânicas e definir um plano para que o tratamento seja eficaz.


E por que será que isso acontece?


Somos seres completamente conectados, então não há separação da nossa mente com o nosso corpo, o tempo todo um influencia profundamente o estado do outro. É comum uma situação estressante dar dor de barriga ou uma tensão muscular, por exemplo. Isso pode ser mais problemático quando a única via de expressão que temos é o nosso corpo, quando não é possível encontrar outros caminhos para nossas angústias. Quando, por algum motivo, não há condição do sentimento ser processado por meio de pensamentos, pela fala, por sonhos, através da criação de algo artístico e criativo…

Quando uma angústia toma o corpo como forma de expressão costuma causar sofrimento intenso, mas é possível encontrar caminhos que sejam mais saudáveis e menos dolorosos. O acompanhamento psicológico nessa caso pode ser muito útil para se chegar a verdadeira causa problema e desvendar os significados inconscientes da questão física, aos poucos criando maneiras de expressão que causem menos sofrimento.


Letícia Ribeiro S Feitosa, psicóloga clínica e psicanalista. (CRP 06/129755)



 
 
 

Comentários


bottom of page