top of page
Buscar

Devo ou não tomar remédios psiquiátricos?

  • Foto do escritor: Letícia Ribeiro S Feitosa
    Letícia Ribeiro S Feitosa
  • 5 de out. de 2024
  • 1 min de leitura
ree

É comum existir certo receio em relação ao uso de medicamentos psiquiátricos, mas eles podem ser muito importantes para a diminuição de sintomas que causam grande sofrimento. O tratamento de ansiedade, depressão, síndrome do pânico e outros costuma envolver o uso dessas medicações e apresentam resultados eficazes, mas dúvidas e medos podem surgir a partir disso. 


Junto com sua psicóloga(o) é possível decidir quando é o momento de procurar por uma avaliação psiquiátrica. Isso costuma acontecer quando os sintomas estão atrapalhando no cotidiano ou causando um sofrimento que é difícil de suportar. Por exemplo: imagine um quadro depressivo em que a pessoa tem dificuldade de se levantar da cama para fazer atividades básicas ou uma situação de crise de pânico em que não se consegue sair de casa. Nesses momentos a medicação adequada pode controlar esses sintomas, ajudando também no processo terapêutico. Com os sintomas amenizados pode ser mais fácil criar maneiras de se lidar com essas emoções. 


Um bom acompanhamento psicológico e psiquiátrico são muito úteis e eficazes, mas sempre deve ser pensado caso a caso. Cada pessoa tem suas necessidades específicas e olhar para isso com profundidade e cuidado faz toda a diferença.


Letícia Ribeiro S Feitosa, psicóloga clínica e psicanalista. (CRP 06/129755)



 
 
 

Comentários


bottom of page